Fernanda Fuscaldo

A maior referência em Imagem e Estilo on-line.

Consultora de Imagem desde 2013, pioneira no digital e criadora dos métodos Mulheres Bem Vestidas® e A Nova Consultoria de Imagem e Estilo®, único curso de capacitação profissional reconhecido pelo MEC junto à Faculdade de Brasília. Seu propósito é democratizar o estilo pessoal com autonomia e autenticidade, sempre baseado em autoconhecimento. Carioca, radicada em Niterói. Casada com Guilherme e mãe da Alice e do Lucas, apaixonada por Arte, Decoração, Viagens, Vinho e Café.
Fernanda Fuscaldo

Deixa eu te contar como cheguei até aqui…

Fernanda Fuscaldo

NOSSO CANAL

Eu comecei a trabalhar em 2001, em obras, sou engenheira de formação por uma renomada Universidade pública. 

E como você pode imaginar as únicas mulheres do canteiro de obras eram eu e a minha chefe, a engenheira da obra.

Eu aprendi com ela que respeito se conquista com consistência, com coerência, com segurança no que você está dizendo, mas também pela forma como você se porta, e isso inclui como você se veste.

Em 2005, antes mesmo de terminar a faculdade, resolvi experimentar outros mercados de trabalho. Fui para uma empresa ‘big four’ de auditoria, e de lá fui convidada por um headhunter para trabalhar num banco de investimento

E aceitei o desafio de entrar num cargo onde já chefiava pessoas mais velhas que eu… Adivinha?

Eu não fui respeitada de cara.

Era novamente um ambiente predominantemente masculino, a única diferença é que tinha formalidade. 

Eu precisava me provar todos os dias.  

Como eu não tava ali a passeio, queria crescer, demonstrar meu potencial, eu precisava ser “ouvida”.

Eu comecei propositalmente a envelhecer a minha própria imagem.  Na época eu fiz tudo na intuição… 

E pude perceber o poder do estilo na prática justamente por ter sido promovida, cheguei a chefiar 4 áreas e mais de 40 funcionários…

Veio um terceiro momento, após 8 anos trabalhando no mercado financeiro, nasceu a minha primeira filha, Alice.

Eu quis viver a maternidade intensamente, queria participar do dia a dia dela. Então eu decidi pedir demissão…

E me lembro nitidamente de olhar meu armário e pensar que era de outra pessoa, afinal meu estilo de vida tinha mudado radicalmente de executiva para ‘full time mum’. 

E ainda tinha mais um detalhe, o corpo estava completamente diferente. 

Eu não tinha vontade de me arrumar, as roupas que eu tinha não eram confortáveis pq a maioria eram de trabalho. Eu usava sempre a mesma calça jeans de grávida porque era a única que cabia. 

Nos primeiros meses eu fugia do espelho, afinal eu tinha coisas mais importantes a fazer, cuidar da minha filha. Mas com o tempo aquilo foi começando a me incomodar… Eu não queria virar aquela mãe que vai no parquinho sempre de calça jeans, sapatilha e camisetinha.

E aquilo me fez decidir começar a mudar tudo. Mudar todo o meu armário de mamãe, ex-executiva para o armário da Mulher que eu tinha me tornado.

A vontade era jogar tudo fora e comprar tudo novo. Mas eu nem sabia por onde começar. A única coisa que eu sabia é que mesmo que me dessem um cartão de crédito sem limites, não resolveria a questão.

Fernanda Fuscaldo

Eu também percebi que além de cuidar da Alice eu podia ocupar meu tempo fazendo algo a mais. Então voltei a me interessar por moda e estilo. Retomei o hobby, para aplicar em mim. Eu encontrei o meu estilo e reformulei todo o meu vestir usando as peças que eu já tinha. A maior parte eu aproveitei fazendo ajustes na costureira e mudando a forma de combinar. 

É difícil explicar porque eu não quero que pareça futilidade, mas talvez você sendo mulher entenda…. Transformar o meu estilo foi um divisor de águas na minha autoestima. As amigas começaram a notar, meu marido também, eu comecei a me sentir mais bem humorada, mais bonita, mais animada,  a alegria voltou e veio a coragem pra tomar uma decisão super importante… 

Decidi que não ia voltar para o mercado financeiro  e que eu queria levar a transformação que eu tinha feito no meu estilo, no meu armário para outras mulheres.

Fui estudar a fundo consultoria de imagem e fazer disso a minha profissão. 

Foi assim que eu me tornei Personal Stylist. 

Eu não tive dificuldade para encontrar as primeiras clientes de consultoria, amigas, amigas de amigas e assim a agenda em pouco tempo minha agenda estava lotada. 

Mas como nem tudo na vida são flores…

Quando eu comecei a aplicar em outras mulheres o ‘be a bá’ dos cursos de consultoria.

Eu fui vendo que tinha algo errado ali. 

Que elas ficavam felizes com os looks finais, com as mudanças, mas eu sentia que o impacto pra elas não tinha sido o mesmo que pra mim. 

… as clientes acabavam ficando dependentes de mim para novas compras. 

Se surgisse um evento importante, elas pediam a minha ajuda. 

Já naquela época, 2013, a minha consultoria de imagem individual, já custava em média 5 mil reais (hoje não sai por menos de 15 mil) … que não é acessível para a maioria das pessoas,

Mesmo assim, passava um tempo e quando as clientes cansavam dos looks que eu tinha produzido, elas voltavam a se sentir inseguras e me chamavam para produzir mais looks 

Elas continuavam se sentindo impostoras dentro de roupas que as deixavam mais bonitas, mas que não faziam elas serem quem realmente são.

Eu decidi que eu precisa inovar no meu atendimento e que todas as fórmulas prontas que eu tinha aprendido nos cursos de consultoria não eram suficientes pra transformar o estilo das minhas clientes. Então eu comecei a prestar atenção na minha própria transformação:

O que tinha me feito sentir diferente? 

Por que eu conseguia impactar as pessoas de uma forma única? 

Por que eu tinha encontrado o meu estilo autêntico, me sentia segura e independente e elas não?

Fernanda Fuscaldo

Comecei a estudar profundamente desenvolvimento pessoal e trazer arte e design, hobbys que sempre tive, para dentro do universo de imagem e estilo, sem deixar de lado minha vasta experiência em processos, que trouxe do mercado financeiro

E o que comprova o sucesso desse método é justamente a transformação sem volta que causa na vida das alunas. Isso é o mais importante pra mim. 

Logo fui apontada como a consultora de imagem referência na cidade de Niterói pelo jornal O Globo. Comecei a ser palestrante convidada dos eventos por marcas e Shoppings, dar inúmeras entrevistas para TV, jornais e portais de moda como, Revistas como  Glamour, Caras, Estilo, Ela do Globo.

Em 2015, querendo atender mulheres de outros lugares fora da Niterói / RJ, fui pioneira no digital no mercado digital de imagem e estilo e hoje, já se vão mais 6 mil alunas por todo canto do Mundo.

Em 2020, com a pandemia, senti que era a hora de compartilhar esse método único de atendimento on line com outras mulheres, e não só isso, ajudá–las a ter um negócio próspero usando o digital. Assim surgiu A Nova Consultoria de Imagem e Estilo. 

Curso de Capacitação profissional que em 2021, foi o primeiro do Mercado a receber o Certificado do MEC, junto a Faculdade de Brasília. 

Assim, sigo transformando o vestir de Mulheres reais e o mercado da Consultoria de Imagem com o que sei que é único caminho da profissão continuar relevante no mundo de hoje.

Ah, sem esquecer da minha segunda empresa, o Vert Bazar onde junto com minha sócia Dani, ajudo a Moda a Circular.

Fernanda Fuscaldo
Fernanda Fuscaldo

Estilo para mulheres reais, cursos e atendimentos.

Peças de qualidade, originais, novas e semi novas com preços que cabem na vida real.

Capacitação Profissional reconhecida pelo MEC e mentoria de Negócios.