Vamos fazer moda reciclada?

Você já deve ter ouvido falar sobre a reciclagem na moda, ou moda reciclada. Não? Então eu vou te contar.

O que é

A moda tem uma fascinante capacidade de apropriação simbólica. Comprar uma peça de roupa significa comprar também ideias: romantismo, sensualidade, rebeldia ou conservadorismo, está tudo ali. E a onda verde que conquistou o mundo da moda fez repensar o jeito de fazer roupa, o comprometimento das grifes com o meio ambiente encheu de peças sustentáveis (e cheias de bossa!) as araras de diversas lojas do país.

São materiais reaproveitados, oriundos de garrafas pet, de sobras de tecido, de lonas de caminhão,de pneus. Mas também existe a moda que fazemos em casa reciclando, ou melhor, customizando nossas peças dando ar pessoal e estiloso ao que vestimos.

Na prática

Não se acanhe coloque em pratica sua criatividade e recicle suas peças. Como?

As fitas que vem em embalagens de presente: Corte, costure, Cole paetês, Pinte, Faça fuxicos de retalhos.

Cabides podem ser encapados com amarrações de tiras de tecidos de roupas antigas, ficando mais bonitos e antiderrapantes, decorando sua casa.

Ecobags, bolsas de diversos tamanhos, nécessaires e porta documentos, podem ser feitas com os tecidos das roupas que não poderão ser doadas;

Um pedaço de uma peça de roupa pode ser colocado em uma moldura transformando-se em um belo quadro ou painel de recados;

Um abajur pode ficar novinho se tiver sua cúpula reformada com o tecido de uma ou várias roupas antigas;

Diversas peças de roupa velhas que não podem ser doadas podem ser cortadas em retalhos, que, unidos, formarão um patchwork, a ser usado como colcha, manta para sofá, jogo americano ou tapete.

Você lança moda e tem um guarda roupa exclusivo e uma casa decorada sem gastar muito. Em época de crise não podemos perder a beleza e muito menos deixar de contribuir pra um mundo mais sustentável.

Já fez algo assim? Conta para gente!

Lembre-se: Agir Local, Pensar Global