Tudo que você precisa saber sobre Corretivo

O corretivo é um produto indispensável na construção da maquiagem e muito importante na construção da pele perfeita, mesmo não tendo tanto destaque como aquele super delineado ou batom vibrante. Ele é quem dá o acabamento à pele, corrige as imperfeições e cobre manchas, olheiras e espinhas.

E além de cobrir as imperfeições, o objetivo do corretivo é iluminar, criar profundidade no rosto e destaque para alguns pontos, como os marcados na foto abaixo!

corretivo

Para um efeito mais sutil e natural desta técnica de iluminação, sugiro que sejam usados 2 tons de corretivo. Um do tom exato da pele, para cobrir manchas, espinhas, olheiras e imperfeições em geral e o segundo com cobertura leve e textura suave, um, apenas um, tom mais claro que sua pele, para iluminar.

Sugiro ainda, que dê preferência para utilizar essa técnica apenas à noite, porque a luz natural evidencia muito as cores, deixando um aspecto artificial.

Tipos de Corretivos

Líquido: Seu efeito é natural por ser mais fluido e ter a textura mais leve. É o mais indicado para a região dos olhos, porque não marca muito as linhas de expressão. A cobertura costuma ser média, ajudando a disfarçar pequenas imperfeições e olheiras suaves. Pode ser usado em qualquer tipo de pele, mas é ideal para peles secas e maduras, principalmente para quem tem ruguinhas ao redor dos olhos, já que esse tipo de produto não deixa aquela aparência “craquelada”.

Cremoso: Tem uma ótima cobertura, cobre imperfeições como olheiras muito escuras, manchas bem marcadas e espinhas. É fácil de espalhar e sua textura é indicada para peles mais jovens. Ideal para peles normais, mistas ou um pouco secas. Quem tem a pele oleosa também pode usar se aplicar uma camada fina de pó por cima, para segurar a oleosidade.

Bastão: É um produto mais concentrado e tem uma cobertura muito alta, então é necessário tomar cuidado para não aplicar em excesso e acabar ficando artificial. Como tem uma textura sólida e consistente, é mais seco que os outros tipos e segura melhor a oleosidade, sendo ideal para peles mais oleosas. As mulheres de pele madura ou muito seca devem evitar ao máximo esse tipo de textura!

Lápis: É prático e ideal para uma aplicação rápida em pequenas imperfeições, principalmente espinhas. Sua textura é mais seca e há versões secativas de acne no mercado. Serve para qualquer tipo de pele além da oleosa, já que seu uso é pontual. Também pode ser usado como intensificador e base de sombras, na linha d’água para aumentar os olhos ou abaixo das sobrancelhas e no cantinho interno do olho para iluminar.

Dicas na aplicação

Para iluminar o seu rosto, aplique um pouco de corretivo mais claro que o tom da sua pele na testa até o dorso do nariz, ilumine também a “curva” do lábio superior e o queixo. Esfume bem para obter um resultado bem natural. Esse truque ajuda muito a suavizar aquela aparência de cansada e deixa a maquiagem mais bonita.

corretivo

Para intensificar a cor do seu batom, use o corretivo (ou base) para neutralizar, passando nos lábios antes de aplicar o batom. A cor vai ficar muito mais vibrante e a fixação vai ser maior. Se quiser dar efeito apagado na boca, passe apenas um gloss por cima do corretivo.

Já para manter a pele perfeita por mais tempo, passe uma fina camada de pó por cima do corretivo, isso ajuda na fixação e evita a oleosidade.

Qual seu corretivo favorito? Comenta abaixo e conta para gente!

camille virgínioMaquiadora profissional formada pela Makeup Forever Academy NY, ministra Cursos de auto maquiagem. Ajuda mulheres a valorizarem suas belezas naturais através de maquiagem!
Fale com ela: camille.virginio@gmail.com