Reciclar é preciso! Veja mais produtos recicláveis que estão em seu dia a dia

Como reciclar é preciso, seguimos apresentando produtos recicláveis que estão em seu dia a dia. Bora fazer nossa parte, que é mais simples que parece, viu?!

Óleo de Cozinha

Utilizado deve ser acondicionado em garrafas,pois serve para a fabricação de sabão, detergentes e destinado para a reciclagem.Você deve deixá-lo nos postos de coleta seletiva pela cidade ou entrar em contato com alguma recicladora ,caso tenha muitos litros.

Podas de plantas e Jardins

O chamado de Recolhimento Verde. A limpeza das vias públicas é de responsabilidade da prefeitura e em muitas outras cidades as podas de árvores e o tratamento dos jardins públicos é de responsabilidade da Fundação de Parques e Jardins. Este resíduo pode ter a mesma destinação que a matéria orgânica.As pessoas que moram em casas podem aproveitar os restos de planta fazendo compostagem caseira e adubando seus jardins. Entre em contato com jardineiros especializados e contribua para a redução no volume de resíduos.

Cd’s, DVD’s e PenDrives

Ainda não há processo de coleta e reciclagem no país totalmente regulamentado. A reciclagem de Cd’s e DVD’s ocorre em países desenvolvidos (reciclagem industrial incluindo a desmagnetização, o desmonte dos discos e a reciclagem do plástico e de outros componentes).

Mas é possível fazer nossa parte… Repense o consumo: diminua a quantidade de dados desnecessários que são armazenados, reveja a necessidade de comprá-los com informações disponíveis na internet, não aceite materiais promocionais e principalmente não compre produtos piratas.

Eletroeletrônicos

Para descartar computadores, celulares e eletrônicos em geral, procure projetos sociais, associações de moradores, exércitos da salvação e escolas públicas para doar o seu material. Entre em contato com um dos centros de captação do projeto Meta Reciclagem e/ou com o Comitê para a Democratização da Informática, CDI que restaura e distribui as maquinas para grupos cadastrados ou então procure por postos e lojas de material eletrônico que comprem peças usadas.

Podemos sim fazer a nossa parte segregando e destinando os resíduos recicláveis de forma adequada e também consumindo com consciência.

Lembre-se Agir Local, Pensar Global.