Etiqueta a mesa – modos e comportamentos

Ter modos a mesa, é tão importante como saber usar todos os utensílios que estarão lá. Aliás, vale relembrar sobre utensílios e serviços. Na etiqueta a mesa, existem modos, posturas e comportamentos que devem ser adotados durante uma refeição.

Chegando ao restaurante

Vai atrasar? Avise.

Sentou? Coloque o guardanapo no colo.

Chegou primeiro que sua companhia? Aguarda para fazer qualquer pedido, só vale pedir água.

Quando a comida for servida

Talheres vão a boca, nunca o contrário.

Quer conversar? Repouse os talheres sobre o prato ou no descanso de talheres, se houver. Não gesticule com os talheres não mão.

Quer beber algo durante a refeição? Limpe a boca no guardanapo antes de levar o copo a boca. Evita o copo ficar com marcas de gordura…

Quer trocar a faca de mão para cortar? Nunca cruze os talheres. Repouse a faca sobre o prato ou no descanso de talheres, se houver, pegue o garfo com a outra mão.

Interrupções

Quer levantar da mesa? Coloque o guardanapo no lado esquerdo , não precisa dobrar. Peça licença, mas não precisa dizer onde vai, para que, etc.

Deixou algo cair no chão? Deixe o garçom pegar. Só se levante para pegar se o jantar for na sua casa ou na casa de algum amigo.

Quer chamar o garçom? Um sinal discreto com as mãos é suficiente, nada de amigo, patrão, chefia, etc.

Dê atenção a sua companhia. Nunca deixe o celular sobre a mesa ou fique olhada para ele toda hora. Se tiver esperando uma ligação urgente (urgente mesmo!), avise a sua companhia que você está aguardando uma ligação.

Sua companhia atendeu uma ligação, tente não prestar atenção e nunca comente sobre o que foi dito nela.

 

Comportamento e suas atitudes são tão importantes quanto a aparência na formação de um imagem positiva. Na primeira parte sobre etiqueta a mesa, já falamos como bons modos são sempre positivos, por mais simples que seja sua casa e os locais que você frequenta.

Em tempo, tem um ótimo post do blog de maternidade Just Real Mums, com dicas e idades certa para ensinar regras de etiqueta aos pequenos.