Muito se escuta sobre dieta, reeducação alimentar e estilo de vida saudável, mas você sabe a real diferença entre eles?
É importante diferenciar, porque nem sempre quem faz dieta é saudável. Dietas malucas com privações alimentares podem te enlouquecer, tem vida curta e não trazem resultados a longo prazo. Assim como, uma pessoa pode ter passado por uma reeducação alimentar, mas se fuma ou bebe e não pratica exercícios não pode dizer que possui um estilo de vida saudável.
Dieta
A dieta é a primeira fase de um processo maior. A prática de uma dieta prescrita por um nutricionista ou médico leva a uma reeducação alimentar.
Quando não sabemos nos alimentar corretamente devemos procurar ajuda profissional de um nutricionista, de preferência. Ele montará um plano alimentar de acordo com seus objetivos, horários e gastos calóricos diários. Pronto, cole o plano na porta da sua geladeira e siga à risca a sua dieta, até que você não precise mais consultar o seu papelzinho.
Reeducação Alimentar
Um bom nutricionista vai te ensinar a comer ao longo das consultas, a combinar os macronutrientes e a importância de consumir determinados alimentos. Essa orientação é valiosa, sem ela você não aprende a se alimentar sozinho e não saberá fazer suas próprias escolhas futuramente.
Na fase de reeducação alimentar o mais importante é aprender a se alimentar e controlar a sua mente, pois é ela quem decide o que você vai ou não comer.
Vida Saudável
E quando você já sabe se alimentar de forma saudável, já consegue fazer suas escolhas e tem a sua mente controlada, você conquistou o primeiro pilar para uma vida saudável. E quando você consegue aliar muitas práticas saudáveis e faz isso sem muito esforço, pode dizer que adquiriu um estilo de vida saudável.
Bons hábitos alimentares aliados a outros hábitos também saudáveis como prática de exercícios, controle dos níveis de stress e boa qualidade do sono, geram um estilo de vida saudável, conforme já contamos por aqui. Releia: passo 1 – atividade física , passo 2 – descanso e passo 3 – alimentação.
Procure ajuda, reeduque-se, persista e dê tempo ao tempo!