Crianças de férias: Roteiros de Passeios Ecológicos!

Crianças de férias significam energia acumulada, por isso, nada melhor que um passeio ao ar livre! Se você sem filhos, sobrinhos e netos listamos 4 roteiros de passeios ecológicos na cidade do Rio de Janeiro.

Se você não mora ou não está de passagem pelo Rio, fica a dica para procurar em sua cidade parques, jardins, fundações, são diversão garantida com a criançada!

Sítio Burle Marx

A unidade especial Sítio Roberto Burle Marx fica localizada em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, tem uma área de mais de 400 mil m², onde está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Cultivada em viveiros e jardins, ao ar livre, a coleção apresenta mais de 3.500 espécies de plantas.

O local foi residência do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx de 1973 a 94 e é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Hoje é propriedade do Iphan que promove a preservação da importante coleção de plantas do local.

sitio-burle-maxServiço

  • Visitas acontecem mediante agendamento – Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 08h às 16h no Telefone (21) 2410-1412 ou email  srbm@iphan.gov.br.
  • Horário de visitas: de terça a sábado, das 09h30min e 13h30min.
  • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019, Barra de Guaratiba.

Jardim Botânico

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

jardim-botanicoServiço

  • Horário de visitas: De terça a domingo das 8h às 17h
  • Preços: R$ 10,00 (R$ 15,00 a partir de 16 de janeiro de 2017) – Somente em dinheiro. Gratuito para crianças menores de 5 anos.
  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
  • Não estacionamento no local.  A sugestão é o Jockey Club – entradas pela Rua Jardim Botânico, 1003 e pela Praça Santos Dumont, 31 (em frente à Praça). Visitantes do Jardim Botânico têm desconto. Para obter o desconto, peça o selo de estacionamento na bilheteria do Jardim e apresente o selo quando for pagar o estacionamento. Ou na Praça Santos Dumont, estacionamento Rio Rotativo.

Parque Lage

O Parque Lage cativa os visitantes que por aqui passam. Seja pela efervescência cultural da EAV, seja pela possibilidade de passeios no clima bucólico de sua área verde, onde destacam-se o lago e as ilhas artificiais, as pontes com trabalhos em rocaille, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores.

Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques – o maior deles com capacidade para seis mil litros – abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros.

Com bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas – que levam ao Cristo Redentor -, chafariz, áreas para piquenique e descanso, um charmoso bistrô, estacionamento amplo, além de vigias locais, o Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza.

parque lageServiço

  • Horário de visitas: Diariamente, das 8h às 17h
  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico.

Bosque da Barra

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra conta com várias atividades: – 2km de alamedas e a pista de cooper de 3km servem às caminhadas, corridas e passeios de bicicletas; – um lago artificial de 1200m²; – recreação infantil com brinquedos.

bosque-da-barraServiço

  • Horário de visitas:  8h às 17h.
  • Endereço: Av. das Américas, km 6, Barra da Tijuca.

Curta e aproveite esse contato com a natureza. Revigora e faz bem pro corpo e pra alma. Compartilha essas dicas com as amigas mães, tias e avós!

fernanda-lealFernanda Leal é engenheira civil, sanitária e ambiental, palestrante e fundadora do Fator Ambiental, além de Bailarina desde sempre por amor a arte. Acredita que sustentabilidade é assunto de dia a dia e para todos! Fale com ela: fleal@br.inter.net