Como fazer uma revitalização do armário

Revitalização do armário ou Closet Cleaning, como é conhecido na consultoria de imagem, nada mais é que a boa é velha arrumação do armário mas com um upgrade! Essa técnica é aplicada na consultoria de imagem para saber o que realmente vale a pena ficar no armário da cliente.

Ter poucos, bons e versáteis é a receita do closet perfeito. Sim, um armário cheio não é garantia de sair sempre bem vestida, pelo contrário! Você esquece o que tem, perde muito tempo se arrumando e ainda acaba saindo sempre com a mesma roupa.

Também não existe receita única, do que “tem que ter” no armário. Sabe aquelas listas de peças que você vê por ai? Cada pessoa tem uma vida, um estilo e um corpo, por isso não existe lista padrão. É preciso trabalho, para encontrar a sua receita.

Comece tirando tudo do armário e analisando peça a peça se está em bom estado. Não vale a desculpa que é para ficar em casa ou dormir. Roupas tem vida útil, e deixá-las no armário só irá atrapalhar.

Avalie o caimento

Próximo passo, vista cada peça de roupa e olhe no espelho. A peça te cai bem? Você precisa analisar que efeitos ela causa no seu corpo, se a cor te valoriza, se está bem ajustada (barra da blusa, bainha da calça ou saia, mangas, etc). Vá formando pilhas o que sai, o que precisa de ajuste e o que fica.

Avalie o estilo

Ainda vestida, pense se a roupa ainda tem haver com você? Nosso estilo está sempre evoluindo, por conta da vida, das referências, do corpo. É preciso reconhecer se a peça não diz mais que você é. Não vale dizer que está porque foi cara ou porque é da marca tal. Vende! Existem ótimos bazares e brechós físicos e virtuais para vender o que não te representa mais.

Avalie seu lifestyle

Último passo e não menos importante, verifique se combina com seu dia a dia? Não adianta ter 10 vestidos de festa, se você quase não sai a noite. Guarde o mais legal deles e abra espaço para roupas que você realmente usa todos os dias.

O que você ganha

Só vale ficar no armário se atender a tudo isso. Como benefício, você passa a usar mais o que tem, identifica necessidades, deixando de comprar por impulso e se arruma muito mais rápido.

Cadastre-se receber nossa newsletter, com conteúdo exclusivo em seu email.