Aprenda com a Natura, reinvente-se

A notícia não é nova, mas o que interessa é a mudança de direção em um conceito…. A Natura, a maior fabricante de cosméticos no Brasil, está mudando sua estratégia de vendas.

Desde que nasceu a empresa apenas vendia por catálogo através de suas “consultoras”. Este tipo de negócio não era uma novidade, pelo contrário, já era um sucesso com a Avon.

Saiba o porquê

Embora o faturamento da empresa continue aumentando, o lucro está caindo nos últimos anos. Uma avaliação profunda se fez necessária e um novo direcionamento foi inevitável. Por inúmeros motivos, a Natura percebeu que se não estivesse mais “à mão” de suas clientes, seu negócio apenas minguaria.

Em Setembro um primeiro passo foi dado, a Natura está à venda em 30 pontos da rede Droga Raia e no ano que vem pretende abrir lojas próprias.

Mesmo gigante e mesmo com faturamento em alta, a Natura mostra o quanto o comércio é dinâmico, o quanto precisa ser acompanhado sistematicamente e que mudanças conceituais na administração não podem ser proteladas quando necessário.

Lição aprendida

Ver uma empresa do porte da Natura se reinventando visando permanecer longeva é um exemplo e inspiração a ser seguido. Como já disse antes, como vamos lidar com essas dificuldades é será o nosso diferencial

Cadastre-se para receber nossa newsletter com conteúdo exclusivo em seu email.