5 dicas práticas de colaborar já pelo meio ambiente

Falar em colaborar para o meio ambiente, parece algo distante do dia a dia e por vezes complicado, não é mesmo? Mas saiba que é possível, com 5 atitudes colaborar já pelo meio ambiente. Essas 5 atitudes são baseadas nos 5 R’s preconizados pelo Fórum Nacional de Lixo & Cidadania.

O Fórum Nacional Lixo e Cidadania é uma articulação de cerca de 50 instituições governamentais e não governamentais, criada em 1998 por estímulo e sob a coordenação do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, visando a erradicar o trabalho infantil com lixo no Brasil, propõe a erradicação dos lixões e uma gestão adequada dos resíduos sólidos e para enfrentar este desafio é necessário utilizar diversos mecanismos de conscientização.

Reduza

Evitar e/ou diminuir o volume de resíduos sólidos que se gera na sua casa, no seu trabalho. É a reordenação dos materiais que usamos no dia-a-dia evitando o desperdício e desenvolvendo o senso crítico ao consumir. Sim, é um grande desafio visto que o consumidor é estimulado a consumir o quanto quiser…. mas é possível começar pequeno e ir aos poucos se acostumando a reduzir.

Reutilize

Reutilizar e/ou reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados no lixo dando uma função diferente da função original. Na prática, papel de rascunho, tapetes de plásticos, produtos artesanais. Isto miniminiza a quantidade de rejeitos.

Recicle

Através da reciclagem os materiais podem retornar ao seu ciclo de vida como, por exemplo, o vidro, a lata, o papel.
A reciclagem deve ser incentivada não só por serviços permanentes de coleta seletiva, como também pelo estímulo à comercialização de produtos reaproveitáveis e reciclados. Devemos pensar: tudo o que eu jogo fora pode ter um outro uso.

Responsabilize-se

Responsabilizar a nós mesmos sobre os resíduos sólidos que produzimos, como também, cobrar a responsabilidade do poder público: federal, estadual e municipal, da indústria e do comércio, da escola e do cidadão. A responsabilidade ambiental gera uma responsabilidade social principalmente pós-consumo.

Respeite

Antes de tudo, repeitar a sociedade e o ambiente, criando um desenvolvimento sustentável.

Vamos praticar, veja aqui algumas dicas?

Lembrem-se: Agir Local, Pensar Global